Maior órgão humano, responsável por revestir e proteger todo nosso corpo contra superfícies e agentes externos. É formada por estruturas do sistema tegumentar, divididas em camadas e tem funções importantes para manutenção do funcionamento do nosso corpo.
° Curiosidade 1: a camada (córnea) mais externa da pele é formada por proteína, sujeira e pele morta.
° Curiosidade 2: a cada 90 dias é feita renovação celular, ou seja, trocamos de pele.
Sistema Tegumentar é dividido em duas estruturas: Pele e Anexos (Unhas, pelos e Glândulas).
PELE
É o maior órgão do corpo humano, que possui origem embriológica ectodérmica (camada exterior de um embrião em desenvolvimento) e mesodérmica (camada media, localizada entre ectodérmica e endodérmica), sendo divididas em três camadas (Epiderme/Derme/Hipoderme – tecido subcutâneo) com a função de proteger, termo regular, e secretar substancias.
FUNÇÕES DA PELE
– Proteção: funciona como barreira contra agentes externos impedindo a perda de água, eletrólitos e demais substancias do meio interno; possui alta impedância elétrica, restringindo a passagem da corrente e proteção imunológica, exercido por componentes dérmicos uma vez que possui grande atividade imunológica.
– Termo regulação: através da sudorese, constrição e dilatação dos vasos na rede vascular cutânea é feito o controle homeostático da temperatura orgânica.
– Percepção: localizada na derme, a rede nervosa cutânea permite percebermos o calor, frio, dor e tato uma vez que a pele é um órgão receptor sensitivo.
– Secreção: importante para manutenção eutrófica da própria pele, a secreção sebácea acontece na camada córnea evitando a perda de água. Utilizando-se do mesmo mecanismo, o nosso corpo também secreta feromônios, que consiste na liberação química odoríferas ou não, produzidas por glândulas apócrinas com a finalidade de produzir sinais químicos para o meio externo.
° Curiosidade: nas mulheres os ferormônios são exalados pelos cabelos e nos homens pelas axilas.
ANEXOS DA PELE
Nesta parte da pele podemos observar três estruturas diferentes: pelo, unha e glândulas(sebáceas e sudoríparas).
– Pelos: seu surgimento no folículo piloso, com acumulo de estruturas “mortas” de substancias queratinizadas nas invaginações da epiderme, tem a função de proteger e não permite a dispersão de calor.
– Unhas: localizadas na falange distal dos dedos, possui normalmente a cor rosada por existir abaixo capilares sanguíneos(são vasos sanguíneos com calibre bem pequenininho, que fazem parte do sistema circulatório) e são placas da camada córnea¹.
– Glândulas sebáceas: podendo ser encontrada em todo corpo, essa glândulas estão presente na derme e possui a função de lubrificar a pele com uma secreção formada por lipídios, que fazem com que a pele fique oleosa.
– Glândulas sudoríparas: sendo encontradas em todo o corpo, esse tipo de glândula tem formato de tubo simples e se localiza na derme onde são secretados suor, sódio, potássio, cloreto, uréia, amônia e acido úrico.
Vamos Praticar?!
O sistema tegumentar é composto por quantas estruturas? Qual a definição de cada uma delas?
Quais as funções da pele?
O que encontramos nos anexos da pele?